quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Amargosa : Bandidos assaltam agência do BB

Homens fortemente armados assaltaram no final de manhã desta quarta-feira (29), a agência do Banco do Brasil da cidade de Amargosa, 235 km de Salvador. Segundo informações da polícia local os assaltantes atiraram contra viaturas das policias civil e militar e atearam fogo em veículos. Um internauta utilizou o microblog twitter para narra os momentos de terror. “Banco do Brasil de Amargosa sendo assaltada e nada de polícia”. Em outro trecho o morador utilizou o @SerginhowOffic para atualizar a situação. “bandidos fugiram e levaram reféns, muitos tiros situação desesperadora para os moradores de #Amargosa”. Os assaltantes utilizaram funcionários do banco como escudo humano e levaram como reféns junto com o dinheiro. Não existem informações se eles já foram liberados. Os homens fugiram utilizando veículos em direção a cidade de Ubaíra. Policiais civis e militares trabalham para a captura dos bandidos.

FUTEBOL:Cartolas apostam na saída de Teixeira nesta quarta

Presidentes de federações apostam que o presidente da Federação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, vai anunciar nesta quarta-feira (29) o seu afastamento, durante assembleia geral extraordinária marcada para o início da tarde, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. A dúvida é se o mandatário maior do futebol brasileiro, no poder desde 1989, vai se licenciar do cargo ou optar pela renúncia. Na eventualidade de renúncia de Teixeira, assumiria, de acordo com o estatuto, o vice-presidente mais velho: José Maria Marin, de 79 anos, ex-governador de São Paulo e apadrinhado por Marco Polo Del Nero (presidente da Federação Paulista de Futebol). Se o presidente da CBF pedir licença, no entanto, pode escolher qualquer um dos cinco vices. Nesta terça, 11 presidentes estiveram na CBF. Teixeira recebeu quase todos individualmente, mas saiu no meio da tarde para uma consulta médica. Nesta quarta, o mandatário da CBF vai falar com um por um, antes da assembleia.

A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER EXAMES DE PRÓSTATA.

Quanto se trata de fazer o exame da próstata, a maioria dos homens fogem da conversa. Mesmo estando no século XXI, o preconceito ainda reina.A próstata é uma glândula que tem o tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra masculina. Os exames periódicos permitem detectar o câncer precocemente, em sua faze inicial, tendo mais chances de tratamento e cura. O homem a partir dos 45 anos, deve se consultar anualmente um urologista para a realização do exame de próstata por toque retal e de testes laboratoriais. O assunto está sempre sendo comentado pela mídia, principalmente na novela das 18 horas apresentada pela Rede Globo, onde o personagem mostra a importância do exame, quebrando o preconceito. De acordo com o Centro de Saúde da Próstata um de cada dez homens irão desenvolver a doença. Não tenha vergonha.....

Policia: Três policiais civis são presos por extorsão a empresário em Salvador

Já estão à disposição da Justiça, custodiados na Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), na Chapada do Rio Vermelho, os policiais civis Antônio Flávio Eloi Gomes, Edmundo Cleber da Hora Bomfim e Robson Cássio Pinheiro Pinto, acusados de extorquir, há 20 dias, um empresário do ramo farmacêutico, exigindo-lhe R$ 12 mil para não prendê-lo e nem autuá-lo em flagrante por comercializar medicamentos de uso controlado sem a exigência de receita médica. Com mandado de prisão temporária decretada pelo juiz Freddy Carvalho Pita Lima, eles apresentaram-se na Correpol, na tarde de segunda-feira (27), sendo indiciados por formação de quadrilha e crime de concussão (extorsão praticada por funcionário público).

Para vice-procuradora eleitoral, 2012 terá 'limpeza nos fichas-sujas'

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, diz que após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que Lei da Ficha Limpa vale para as eleições de outubro, a tendência é que se tenha 'uma limpeza nos candidatos fichas-sujas' este ano. A número dois do Ministério Público Eleitoral ficou nacionalmente conhecida dois anos atrás ao pedir a aplicação de dezenas de multas aos candidatos a presidente da República por antecipação de campanha. Em entrevista ao Estado, Sandra classificou o pleito municipal como a 'pior eleição' para ser fiscalizada e disse que espera uma demanda judicial ainda maior em comparação com as eleições de 2010. Com a decisão do Supremo, os partidos vão levar à Justiça Eleitoral mais a sério. Como vai valer já para estas eleições, em decorrência, serão impugnados todos os registros de candidatos que vão se inserir nos novos critérios de inelegibilidade. Parece-me que vamos ter uma limpeza nos candidatos fichas-sujas. Essas pessoas, que por qualquer uma das razões, não tiverem ficha limpa, estarão de fora da disputa eleitoral. Não sei estimar quantos serão. Vai ser muito bom para a democracia.

Julgamento do prefeito de Maragogipe foi adiado novamente

E mais uma vez, o Tribunal de Justiça da Bahia adiou o julgamento do prefeito Silvio José Santana Santos. Dessa vez, o tribunal remarcou para o dia 27 de março de 2012. Enquanto isso, a cidade segue seus percalços e pedras continuam não sendo retiradas dos seus lugares. Verdade seja dita! Essa justiça está cega mesmo, ou pior. Essa é a quarta vez que esse julgamento foi adiado. Completando seis transferências, com duas remarcações de data. Fonte: Blog do Zevaldo

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Politica: Deputada Graça Pimenta discursa sobre mortalidade materna

O Ministério da Saúde (MS) divulgou pesquisa recente onde foi constatado que o Brasil deve registrar, com base nos dados de 2011, a maior redução na mortalidade materna dos últimos dez anos. O assunto foi tema de pronunciamento realizado pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (28). “O Estado, ao assegurar a saúde da população, atende ao dever estabelecido pela Constituição Federal. Sendo assim, é dever do governo estadual empenhar-se em reduzir cada vez mais os níveis de mortalidade materna na Bahia”, declara. Segundo o MS, no primeiro semestre do ano passado foram notificados 705 óbitos por causas obstétricas, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registradas 870 mortes. Os dados demonstram que a redução das mortes por complicações durante a gravidez, parto e puerpério se deve à ampliação do acesso aos cuidados hospitalares e ao acompanhamento das mulheres antes, durante e após o parto. Hoje, 98% dos partos no Brasil são realizados em hospitais e 89% por médicos. Melhorar a saúde materna ajuda também a reduzir a mortalidade infantil. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de dez mortes para cada mil nascimentos. Uma das principais causas de morte de menores de um ano é a diarréia, que provoca a desidratação e óbito em um curto espaço de tempo. As doenças diarréicas estão muito associadas à qualidade e quantidade da água consumível, bem como à adequação do sistema de esgotamento sanitário. Fontes contaminadas de água podem provocar verdadeiras epidemias destas doenças. Graça Pimenta afirmou também que “em Feira de Santana, após a implantação do Comitê de Mortalidade Infantil e do aumento da cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), é evidente a redução das taxas, tanto de morbidade, quanto de mortalidade”.

ESPORTE: : Pai de Fred revela que atacante simulou lesão para fugir da seleção no ano passado

Em meio às comemorações pela conquista do Fluminense da Taça Guanabara, o pai de Fred, Juarez Pinheiro, acabou revelando uma notícia que pode complicar a vida do filho. Em conversa mostrada pelo jornal Marca Brasil, Juarez deixou escapar que o atacante simulou uma lesão em setembro do ano passado para fugir de partida da seleção contra a Argentina, no primeiro jogo do Superclássico das Américas, a antiga Copa Roca. "Fred pediu para os médicos do Fluminense ligarem para a CBF e dizerem que ele estava com uma lesão muscular. Estava muito bravo porque depois da Copa América, quando reclamaram muito do Pato, o Mano chamou o Damião, e ele ficou de fora", disse Juarez. Na ocasião, Fred chegou até a se apresentar à seleção brasileira em Córdoba (ARG) e passou por exames. O médico Rodrigo Lasmar detectou uma pequena lesão muscular na coxa direita, e o atacante acabou cortado. O curioso é que, após tomar bronca do pai, Fred se mostrou contrariado com a decisão de Lasmar. "Eu queria ter ficado. Vou treinar amanhã no Fluminense para provar que estou bem", disse na ocasião. Como prometido, o atacante foi a campo com os companheiros tricolores e treinou mesmo debaixo de chuva. Fred teria ficado insatisfeito com a ausência na convocação para o amistoso contra Gana, no dia 5 de setembro. O atacante do Fluminense vinha de convocações seguidas ­ Copa América e jogo contra a Alemanha -, mas acabou saindo das preferências de Mano Menezes assim que Leandro Damião se recuperou de lesão. Juarez Pinheiro também disse que Fred já se sentou com Mano para mostrar a insatisfação e ouviu uma resposta bastante positiva do treinador. "O Mano gostou de ele ter ido conversar e disse: ‘Você é o meu camisa 9’", disse. Depois do corte contra a Argentina, Fred ainda atuou pela seleção no segundo jogo do Superclássico das Américas e no amistoso contra a Costa Rica e ficou no banco no jogo contra o México. O atacante ficou da fora da lista para as partidas contra Gabão e Egito, quando Mano não convocou atletas que atuavam no Brasil, e também da última convocação, para o jogo desta terça-feira contra a Bósnia.

Cultura: BROWN RECEBIDO POR SÊO BORORÔ E AMIGOS COM A IMAGEM DA VENERÁVEL DULCE

(G1) Desembarcou no aeroporto de Salvador na manhã desta terça-feira (28), o cantor Carlinhos Brown cinco dias depois de deixar a capital baiana para tentar trazer ao Brasil a estatueta do Oscar com a canção do filme "Rio". Brown foi recebido com festa de fãs, amigos e familiares, além de integrantes da Orquestra Pracatum, projeto social que mantém no bairro do Candeal, na capital baiana. "Outras oportunidades virão. Não foi uma injustiça [o resultado do Oscar]. Tudo o que acontece é resultado do nosso trabalho, então vou continuar trabalhando. As portas vão continuar abertas", disse ao G1 após desembarcar, por volta das 9h15. "Como intéprete de cultura brasileira, eu estou muito contente. Acho que é um bom lugar para se chegar, já que esse lugar mexe tanto com as pessoas. Estou me preparando, estudando mais porque afinal a oportunidade é estar em Hollywood, é estar no meio dos grandes artistas", completou o artista, parceiro de Sérgio Mendes na composição da música "Real in Rio". O prêmio de melhor canção original ficou com "Man or muppet", tema de "Os muppets". Um dos fãs que aguardavam ansiosamente pela chegada de Brown era o senhor Renato Farias, mais conhecido como "Seu Bororó", pai do músico. "Carlinhos é um orgulho", comemorou emocionado. A festa foi ampliada pelos batuques de 50 percussionistas do Pracatum, comandados pelo maestro Jair Rezende. "É até difícil expressar em palavras o que estou sentindo. Estamos aqui para dar as boas-vindas a Carlinhos através da música porque pelas palavras a gente não consegue expressar o que está sentindo", disse o maestro.

Cidades: FAMILIARES DE PMs FAZEM CAMINHADA PROTESTO PELA LIBERTAÇÃO GREVISTAS

Cerca de 150 familiares de Policiais Militares (PMs) protestam nesta terça-feira (28) na Praça do Campo Grande. Mães, esposas, viúvas e filhos de PMs e Bombeiros pedem a anistia dos militares e ex-policiais presos durante a greve da categoria, que durou onze dias. Em carta divulgada à imprensa, os manifestantes informaram a intenção de organizar um ato pacífico organizado por familiares e militantes de movimentos sociais que lutam contra as prisões políticas dos líderes do movimento grevista. "Além das prisões serem ilegais, nossos familiares estão recebendo tratamento desumano, incompatível com qualquer princípio constitucional. Ressaltamos, sobremaneira, que nosso objetivo é unicamente o devido processo legal, imparcial e sem benefícios", afirma o movimento na carta. Nesse momento, os manifestantes se dirigem ao Quartel dos Aflitos, onde uma comissão dos familiares dos PMs vai ser recebida por integrantes da cúpula da PM no local.

Feira de Santana: Sequestro

O prefeito Tarcízio Pimenta e o Secretário Municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, estiveram na manhã desta terça-feira (28) reunidos com o coordenador Regional de Polícia, delgado Ricardo Brito, para tratar sobre o andamento das investigações sobre o sequestro da médica ginecologista, Renata Soraia Alves Costa. Segundo informações, ela foi levada por quatro homens em um veículo Fiat Uno preto, por volta das 17h de ontem (27), quando deixava a UBS (Unidade Básica de Saúde), situada na rua São Roque, no bairro Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Após a reunião, ninguém quis falar sobre o assunto para não atrapalhar as investigações.

Médica é sequestrada por quatro homens em Feira de Santana

A médica ginecologista Renata Soraia Alves Costa foi levada por quatro homens em um veículo Fiat Uno preto, por volta das 17h desta segunda-feira (27), quando deixava a UBS (Unidade Básica de Saúde), situada na rua São Roque, no bairro Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Segundo informações, os homens estacionaram o carro por volta das 13h, a uns 10 metros da UBS, e fizeram um lanche em um mercadinho próximo ao local. No final da tarde eles pegaram a médica a força e a colocaram no carro fugindo em seguida. Policiais civis estiveram no local e já iniciaram as investigações.A equipe da Guarda Civil Municipal e o Secretário Municipal de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, estão levantando informações junto a populares sobre o paradeiro dos sequestradores. Ainda de acordo com Expedito, populares disseram que a médica não esboçou nenhuma reação e nem pediu socorro. Os homens estavam armados, mas não foi possível saber que tipo de armamento eles portavam. A representante comercial Tatiana Lopes Bandeira,que mora próximo a UBS, disse que viu os homens chegarem no início das tarde. Ela informa que só conseguiu observar dois dos supostos sequestradores. "Eles estavam inquietos e estavam com muita fome. Foram ao mercadinho e fizeram um lanche", disse. Ela observou que um dos homens estava de calça Jeans e o outro de bermuda e camisa listrada.

Empresa pede prisão preventiva do prefeito e do secretário de Serviços Públicos

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Maurício Carvalho durante pronunciamento na sessão desta segunda-feira (27), acusou a empresa Sustentare (antiga Qualix), de provocar poluição ambiental. A empresa que administra um aterro sanitário foi notificada há uma semana pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente por falta de condições técnicas para operar o equipamento e teve que interromper as atividades. Ele disse achar estranho que a Sustentare tenha entrado com uma representação junto ao Ministério Público solicitando a prisão preventiva do prefeito e do secretário de Serviços Públicos Alexandre Monteiro. "Se isso é piada, é de mau gosto”, afirmou. Na opinião do líder do governo se alguém tem que responder alguma coisa deve ser a própria empresa que estava operando o aterro sanitário. Ele informou que a Sustentare recebeu entre 2011 a fevereiro deste ano mais de R$ 4 milhões por serviços executados no aterro sanitário.

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período. A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Problemas dentários podem ser os primeiros sinais da Aids

A boca pode dar sinais de HIV O HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação. AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) ocorre quando a infecção pelo HIV enfraquece o sistema imunológico da pessoa até o ponto em que ela não consegue combater certas doenças e infecções. Infecções "oportunistas" também podem ocorrer, aproveitando-se da fraqueza do sistema imunológico. Aids e problemas dentários Como saber se estou com HIV/Aids? Problemas dentários como gengivas machucadas e sangrando, feridas de herpes na boca e infecções por fungos (sapinho), podem ser os primeiros sinais clínicos de AIDS. No entanto, se você tiver alguns destes sintomas não deve concluir que está infectado pelo vírus, uma vez que eles ocorrem também na população em geral. A única forma de se saber ao certo se está infectado é fazendo o teste de HIV. Consulte seu médico ou qualquer outro profissional da área de saúde. Um teste de HIV positivo não significa que você tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus não apresentam nenhum sintoma durante muitos anos. Os sinais abaixo podem servir como alerta para a infecção pelo HIV: - Perda de peso acelerada - Tosse seca - Febre constante ou sudorese noturna intensa - Glândulas linfáticas inchadas nas axilas, virilha e pescoço - Diarreia que dura mais de uma semana - Manchas brancas ou manchas estranhas na língua, na boca ou na garganta - Pneumonia - Manchas vermelhas, marrons, rosas ou púrpuras na pele, ou dentro da boca, nariz ou pálpebras - Perda de memória, depressão e outras alterações neurológicas Como evitar o HIV/Aids? A transmissão pelo HIV pode ocorrer quando o sangue, sêmen, fluido vaginal ou leite materno de uma pessoa infectada penetra no seu corpo. A melhor maneira de evitar a contaminação pelo HIV é não praticando atividades de risco que permitam que o vírus entre em seu corpo. Para maiores informações sobre a prevenção contra o HIV/AIDS, consulte um médico ou outro profissional da área de saúde. Informações podem ser também obtidas na Secretaria da Saúde do Estado ou da Prefeitura de sua cidade. Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através da transfusão de sangue. Doar sangue não oferece nenhum risco de contrair o vírus HIV. Posso contrair HIV no consultório dentário? Devido à natureza do tratamento dentário, muitas pessoas temem que o HIV possa ser transmitido durante o tratamento. Precauções universais são utilizadas para a limpeza do consultório, dos equipamentos e instrumentos utilizados pelo dentista, entre cada um dos pacientes a fim de prevenir a transmissão do HIV e outras doenças infecciosas. Isto é a lei! Estas precauções exigem que os dentistas e assistentes utilizem luvas, máscaras e proteção para os olhos, e que esterilizem todos os instrumentos manuais (motores) e outros instrumentos dentários para cada paciente, utilizando os procedimentos de esterilização específicos determinados pela Vigilância Sanitária. Os instrumentos que não puderem ser esterilizados devem ser descartados em lixos especiais. Após cada consulta, as luvas são descartadas, as mãos são lavadas e um novo par de luvas é utilizado para o próximo paciente. Se você estiver ansioso, alguns minutos de conversa com seu dentista para tirar quaisquer dúvidas que possa ter sobre saúde e medidas de precaução podem deixá-lo mais tranqüilo. Como tratar HIV/Aids? Como tratar HIV/Aids? Atualmente existem tratamentos médicos que podem retardar a velocidade com que o HIV enfraquece o sistema imunológico. Existem outros tratamentos que podem prevenir ou tratar algumas das doenças associadas à AIDS. Assim como outras doenças, o diagnóstico precoce oferece mais opções de tratamento. As informações são do Minha Vida.

ATENÇÃO! Atrase o seu relógio, terminou o 'Horário de Verão' em metade do país

As regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e o estado da Bahia atrasarão o relógio em uma hora, medida que marca o fim do horário de verão. No total, onze estados brasileiros e o Distrito Federal terão que atrasar os relógios após quatro meses de horário de verão, criado para economizar energia nas áreas mais populosas do Brasil. No Nordeste e na Amazônia o horário não é modificado. A economia nesta edição foi de aproximadamente R$ 160 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Dados reunidos pela ONS apontam para redução da demanda no horário da ordem de 2.555 MW: 1.840 MW no Sudeste e Centro-Oeste, 610 MW no Sul e 105 MW na Bahia. EFE

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Acabou a dança dos partidos. Será?

Após o prazo para filiações de possíveis candidatos para as eleições de 2012, agora os partidos esperam os próximos prazos para as correções de possíveis duplicidades, desfiliações não efetuadas etc… ou seja, algumas correções serão aceitas outras não. Também a caso de partido que não filiou alguns interessados e isso pode trazer problemas sérios para estas pessoas que tentaram a filiação, se estruturaram para a disputa e por algum motivo o fato não ocorreu, ficaram sem registro. De quem será a culpa? Do partido, do presidente? Fica o interessado sem filiação? Teremos também muita gente incomodada com as provisórias, que a qualquer momento podem mudar de mãos. Se a dança dos partidos acabou, novos bailes estão sendo marcados.

Levantamento mostra que investigações sobre políticos demoram mais que o normal

Inquéritos que tiveram políticos brasileiros como alvo nos últimos anos demoraram mais tempo do que o normal para chegar a uma conclusão, e processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal contra eles se arrastam há mais de dez anos sem definição, de acordo com um levantamento inédito feito pela Folha, que publica um caderno especial neste domingo. Documentos com a íntegra dos 258 processos que foram examinados estão disponíveis na página da "Folha Transparência", conjunto de iniciativas do jornal para divulgar informações de interesse público mantidas sob controle do Estado. Os primeiros 21 processos já estão no ar. Em média, a Polícia Federal leva pouco mais de um ano para concluir uma investigação. Inquéritos analisados que já foram encerrados consumiram o dobro de tempo. O levantamento mostra que deficiências do aparelho judiciário do país e falhas cometidas por juízes, procuradores e policiais estão na raiz da impunidade dos políticos brasileiros, provocando atrasos nas investigações e em outros procedimentos necessários para o julgamento dos acusados. Durante quatro meses, foi analisado 258 processos que envolvem políticos e estão em andamento no STF ou foram arquivados pela corte recentemente, incluindo inquéritos ainda sem desfecho e ações penais à espera de julgamento. Os processos envolvem 166 políticos que só podem ser investigados e processados no Supremo, um privilégio garantido pela Constituição ao presidente da República e seu vice, a deputados federais, senadores e outras autoridades. Fonte: Voz da Bahia

Objeto que caiu do céu no Maranhão seria tanque de foguete, diz astronauta

Um objeto que caiu do céu e assustou moradores de duas cidades do Maranhão na quarta-feira de Cinzas é provavelmente um tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço, afirmou o astronauta brasileiro Marcos Pontes. O globo metálico foi encontrado por moradores de um povoado de Anapurus, a 280 km de São Luís, onde caiu a 6 metros de uma casa. A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que vai investigar a origem do objeto. A reportagem consultou especialistas em engenharia aeroespacial que afirmam haver grande possibilidade de a peça ser lixo espacial, assim como um pesquisador espacial ouvido pela agência russa Ria Novosti. Um centro de estudos espaciais americano previa a reentrada de um fragmento de foguete no dia 22 de fevereiro na atmosfera terrestre, próximo ao local onde a peça foi encontrada, "tudo indica ser um tanque de foguete", diz astronauta Marcos Pontes. Alvoroço O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Rosa, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça, do tamanho de um botijão de gás, com mais ou menos 30 kg, é oca e deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal. “Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Internautas também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América?

PMDB: Coligação nas cidades baianas só com autorização da Executiva Estadual


O PMDB na Bahia encaminhou nesta sexta-feira (24), a todos os diretórios municipais do partido no estado, uma resolução registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) com critérios e diretrizes para a realização de alianças com outras siglas para as eleições municipais deste ano. De acordo com a legenda, dentre as principais recomendações está a preferência por candidatura própria.
Ainda segundo o documento, em caso de inviabilidade de um nome peemedebista para disputar a cadeira de alguma prefeitura baiana, serão permitidas as celebrações de coligações com outros agremiações, “desde que previa e expressamente autorizadas pela Comissão Executiva Estadual". Segundo o PMDB-BA, quem descumprir a determinação sofrerá penalidades previstas no Estatuto e Código de Ética do partido. A medida visa evitar possíveis coligações com petistas, que, na Bahia, diferentemente do plano nacional, são adversários, além das legendas que fazem parte da base de sustentação do governador Jaques Wagner (PT). (BN)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mizael se entrega à polícia após mais de um ano foragido

O advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza se entregou nesta sexta-feira, ao juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano, no Fórum de Guarulhos (Grande SP). Ele é acusado de matar a ex-namorada Mércia Nakashima, também advogada.  Souza era considerado foragido desde dezembro de 2010, quando o juiz decretou sua prisão. Mizael deve ser levado ainda hoje para o presídio militar de Romão Gomes. Ele e o vigia Evandro Bezerra Silva, tido como seu cúmplice no crime, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, cruel e sem possibilidade de defesa da vítima). Eles negam participação.
Mércia desapareceu em 23 de maio de 2010. Seu carro foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista no dia 10 de junho daquele ano. O corpo da advogada foi localizado no dia seguinte. Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro, acusado de ajudar Mizael, foi denunciado sob acusação de homicídio duplamente qualificado. Ele chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa no dia do desaparecimento de Mércia, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime. (Folha)

Circulou é eleita melhor música do Carnaval pela pesquisa Bahia Folia

A música “Circulou”, da banda Eva, foi eleita a música do carnaval pela pesquisa Bahia Folia 2012. Há dezoito anos a pesquisa elege, pela internet, por telefone e por entrevista com o público nas ruas, através da rádio Bahia FM, a melhor música do carnaval na opinião do público. "Circulou" é uma composição de Fábio Alcântara, Leonardo Reis e Magary Lord e foi uma das mais executadas durante a festa em Salvador. Logo após a divulgação da música vencedora, Magary contou ao G1 que está bastante contente com o resultado e que essa é a primeira vez que ele vence na pesquisa Bahia Folia. "É tudo muito novo para mim. É uma felicidade poder compor essa música e ter essa visibilidade no carnaval. Receber esse prêmio foi merecido, não porque a música é minha, mas porque Salvador merece uma música como essa que ficou linda na voz de Saulo", comenta. Magary contou como ele compos a música. "Eu estava em Itapuã com o Fábio e o Leonardo. Assim, Leonardo começou a tocar a melodia no violão e eu comecei com essa história de 'circular', de energia. Acabei entrando na onda da história de amor que circula e acabou dando certo", conta. O cantor Saulo, do Eva, que empresta voz à canção, também comentou o prêmio. "Circulou foi um presente de amigos queridos. Desde o primeiro momento nos identificamos com a música e quando apresentamos para o público no Carnaval passado (2011) a aceitação foi imediata. Esse termômetro foi muito importante. A letra é linda, a melodia é gostosa, a energia é muito boa. Adoramos tocar Circulou e estamos muito felizes com o prêmio! Significa que o público gostou e se divertiu com o nosso som!”, contou Saulo Fernandes. Diversas canções, de vários artistas que participam do carnaval da capital baiana participaram da pesquisa. Foram selecionadas para a pesquisa as músicas que estavam entre as mais pedidas na Bahia FM. A enquente foi ao ar no dia 13 de fevereiro e a votação foi encerrada na quarta-feira (22). As informações são do G1.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Saubara: Cesar Mascarenhas pode ser candidato a Prefeito

Segundo um papagaio falador lá de Saubara, a politica já começou a pegar fogo, o povo que para muitos da administração atual, esta contente, mero engano,esse mesmo papagaio falador disse ao SOU MAIS COLIGADO, que a comunidade de Saubara comenta nos quatro cantos daquele município, sobre uma provável pré- candidatura de César Mascarenhas, que por duas vezes saiu candidato a vereador, ficando como suplente nessa ultima. César Mascarenhas que segundo informações, tem residencia a muitos anos em Bom Jesus Dos pobres, é querido pela comunidade de de Saubara, por ser humilde e bondoso com todos, além de não criar inimizade politica no município, ou seja, fala com situação e oposição, coisa que no meio politico de cidades pequenas é difícil. Como as convenções só acontecem em junho,tudo pode acontecer ate lá, inclusive nada.

Cachoeirano conclui curso ISO 14000 com nota 10

O editor do blog Liberdade Absoluta e diretor do jornal O Guarany, Luciano Borges dos Anjos acaba de concluir o curso ISO 14000, no qual obteve média 10 em todos os requisitos avaliados. O referido curso abrange o modelo de desenvolvimento convencional, ambientalismo radical, mercado verde, dinâmica das transformações, novas tecnologias, consumidor verde,recursos controlados, política contábil,contingência, fluxo de benefícios, técnicas de fluxo de benefícios, auditoria ambiental, indicadores de desempenho ambiental, eco eficiência, indicadores de desempenho eco eficiência e os sistemas contábil-finaceiro e contábil-ecológico. Certo da importância de que cada ser - humano deve proteger o planeta, no que tange a preservação do meio-ambiente, Luciano Borges dos Anjos afirma que as empresas que por ventura não se adequarem ao ISO 14000 em tempo hábil, dificilmente permanecerão no mercado, tendo em vista tratar-se de uma exigência não somente do aspecto da globalização, mas também na individualização de cada ser - humano. Ainda segundo Luciano Borges, empresários e diretores, sejam de pequenas ou grandes empresas devem aplicar o ISO 14000 em suas repartições como tema principal, tendo em vista que passou a ser decisivo para toda e qualquer empresa o desempenho ambiental e não somente a certificação.
Texto de Acácia Portella jornalista!acaciauniversal@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Confira as candidatas a melhor música do carnaval

Já está aberta a votação para a escolha da melhor música deste carnaval. As músicas foram selecionadas entre as mais pedidas na rádio Bahia FM, da Rede Bahia. Confira as canções. Que Belê - Ivete Sangalo Circulou - Banda Eva Dia da Farra e do Beijo - Claudia Leitte Colorir Papel - Jammil É Mega - Chiclete com Banana Tantinho - Carlinhos Brown Fevereira - Tuca Fernandes Trenzinho do Amor - Asa de Águia Uh Bebê - Tomate No Lelêlê - Alexandre Peixe Ai Se Eu Te Pego - Michel Teló Já É Carnaval - Harmonia do Samba Bate Cabelo - Psirico Bolimbolacho - Levanóiz Madeira de Lei - Parangolé Bonapá - Margareth Menezes Inventando Moda - Magary Lord Pamparararan - Ed City Sim Sim, Não Não - Saiddy Bamba Flexionando - Black Style Me Agarra - Cheiro de Amor Se não puder voar - Oito7Nove4

Veja esculhamba o Carnaval da Bahia

Veja abaixo, na íntegra, a nota publicada na VEJA: 'Axés-chiclete' de 2012 abusam da mediocridade Entra ano e sai ano e a Bahia segue pulando em volta de um trio elétrico. Em 2012, portanto, não será diferente: um novo axé vai se sagrar a canção do Carnaval, grudando no ouvido e na mente de milhares de pessoas. Menos aquelas, é claro, que ainda não escaparam da abdução de Michel Teló. Sete bombas já concorrem ao título de canção do Carnaval de Salvador: Inventando Moda, de Magary Lord, Circulou, composição de Margary Lord gravada pela Banda Eva, Uh, Bebê, de Tomate, É Mega, do Chiclete com Banana, Qui Belê, de Ivete Sangalo, Dia da Farra e do Beijo, de Claudia Leitte, e Pam Pam Ramram Pam Pam, de Ed City.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Adriano foge da concentração e curte balada em SP

O jogador Adriano, do Corinthians, tem sido visto com frequência no Capão Redondo, perigosa região de São Paulo conhecida pela violência e pelo tráfico de drogas. Ainda de acordo informações do site Extra Online, o Imperador esteve no local na madrugada do último domingo (12), quando escapuliu do Centro de Treinamento do Corinthians, na Zona Leste. Rodeado por seguranças, o jogador curtiu a noite ao lado dos novos amigos, onde cantou, bebeu e dançou muito até as 4h. Segundo a publicação, o atacante do Corinthians seguiu para outro pagode, num sobrado, em cima de uma academia. Foto: Reprodução/Agency A.B.C

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Morre primeira vítima de meningite C em 2012 na Bahia

Um homem morreu de meningite C em Salvador, segundo confirmou nesta segunda-feira (13) a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Esta foi a primeira vítima de meningite C na Bahia em 2012. Segundo a Sesab, o resultado dos exames laboratoriais do homem, de nome e idade não divulgados, confirmaram a doença. Tiago Moraes, de 28 anos, passou mal na segunda-feira e buscou atendimento no Hospital Português, onde foi atendido e liberado no mesmo dia, segundo a TV Bahia. Na quinta ele passou mal novamente e voltou ao hospital, morrendo no sábado (11). A Sesab informou também que já foram registradas este ano 13 casos do tipo mais grave da doença em Salvador. No ano passado, foram registrados na Bahia 1.670 casos, com 108 óbitos. Já na capital baiana o número foi menor, de 1.047 casos com 53 óbitos. A doença pode acometer indivíduos de qualquer idade e é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. O grupo etário de maior risco são as crianças menores de 5 anos, mas as crianças menores de 1 ano são mais suscetíveis à doença. Fonte: Correio da Bahia

Homossexual é espancado e enterrado vivo no Pará

Um homossexual foi espancado e enterrado vivo perto de Altamira, no Pará, mas foi resgatado ainda com vida e está hospitalizado. As informações são da Folha Online. A polícia acredita que o caso foi um roubo com tentativa de homicídio. Já o movimento gay da região diz que o crime tem a ver com a homofobia, pois um dos agressoers tinha um relacionamento com a vítima, o professor Anízio Uchôa, 50 anos. O professor foi rendido e amordaçado em casa na madrugada de sexta-feira (10), com alguns dos seus bens sendo roubados. Ele foi levado então pelos agressores para uma estrada vicinal fora da cidade, onde foi espancado e enterrado em uma vala. Segundo a investigação da polícia, o crime foi cometido por Jefferson Mello, 21 anos, que tinha um caso com o professor, e por Thaisson de Souza, 23. Os dois foram presos no mesmo dia e confessaram o crime - mas no depoimento, cada um atribuiu a reponsabilidade pela ideia e organização do assalto ao outro. Depois de jogar Uchôa na vala, os dois o cobriram com terra e folhas. O professor, no entanto, conseguiu escapar porque a vala não era muito funda. Ele foi internado com ferimentos na cabeça e fraturas no braço. "Eles praticaram o crime movidos por um preconceito de que, por ser homossexual, ele [Uchôa] era mais frágil. Não foi apenas um roubo, mas sim um crime que teve origem no fato de a vítima ser homossexual", disse o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT da Transamazônica e Xingu, Humberto Lexter. A associação fará um protesto por conta do crime em Altamira na quinta.

210 prefeitos eleitos em 2008 tiveram os mandatos cassados

Um número considerável de prefeitos vem sendo cassado por crimes de improbidade administrativa ou por conta de infrações relacionadas à legislação eleitoral, principalmente por compra de votos nas eleições. É o que constata pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com a pesquisa, dos 5.563 prefeitos que foram eleitos em 2008, 383 não estão mais no exercício do mandato. E a maior parte deles – nada menos que 210 – foram cassados. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a pesquisa aponta para uma necessidade de discutir e exigir dos prefeitos mecanismos mais rigorosos de controle da sua gestão e de prevenção de eventuais irregularidades. Ziulkoski, porém, deixa aberta a possibilidade de um rigor maior da Justiça sobre os prefeitos em comparação com os demais gestores, nos estados e na administração federal. “O que vale para os prefeitos precisa valer também para os demais entes”, comenta ele.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Julgamento do caso Eloá

O julgamento de Lindemberg começou por volta de 9h50, no Fórum de Santo André. Os 7 jurados que vão decidir o destino do acusado de matar Eloá são 6 homens e uma mulher.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston morre aos 48 anos de idade

A cantora e atriz Whitney Houston morreu na noite deste sábado (11), de acordo com informações do jornal New York Times. Ela tinha 48 anos e a causa da morte ainda é deconhecida, segundo a agente Kristen Foster declarou à imprensa norte-americana. O site especializado em celebridades TMZ informou que Houston morreu no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles. Ainda de acordo com o TMZ, a polícia foi chamada ao local depois que Whitney foi encontrada desacordada por um membro do seu staff na banheira de seu quarto do hotel. Os paramédicos fizeram reanimação cardiopulmonar na cantora por cerca de 20 minutos, sem sucesso, e ela foi declarada morta às 3h55 PM, horário local. Não havia sinais de violência. O quarto andar do hotel, onde fica o quarto no qual Whitney morreu, foi isolado pela polícia. Cissy Houston e Dionne Warwick, mãe e prima de Whitney, falaram com a cantora pelo telefone antes de sua morte e ela não aparentava ter qualquer problema, segundo o TMZ. Cissy está "histérica" com a notícia da morte de Whitney e Dionne está "uma bagunça". Carreira Houston foi uma das artistas mais vendidas no mundo da música nos anos 1980 e 1990. Seu sucesso musical a levou até o cinema, com seu filme mais famoso sendo "O Guarda-Costas", com Kevin Costner. Dentre seus maiores hits estão "How will I know", "Saving all my love for you" e "I will always love you", trilha do filme "O guarda-costas". No final da carreira, no entanto, Houston começou a mergulhar no mundo das drogas e o número de hits da cantora foi diminuindo. Ela confessou que usava cocaína, maconha e medicamentos controlados, o que acabou prejudicando sua tão famosa voz. Somente nos EUA, Houston vendeu mais de 55 milhões de álbuns - em todo mundo, esse número chega a 200 milhões de discos. A cantora ganhou dois prêmios Emmy, seis Grammy, 30 Billboard Music Awards e 22 American Music Awards ao longo de sua carreira. Seu disco "Whitney" foi o primeiro álbum gravado por uma mulher a chegar ao numero 1 na Billboard. Houston deixa uma filha, Bobbi Kristina, do seu conturbado casamento com o cantorBobby Brown - os dois ficaram juntos entre 1992 e 2007. Luto Artistas usaram o twitter para lamentar a morte de Whitney Houston. "RIP Whitney Houston. Uma maravilhosa talentosa e trágica alma. Muito triste", escreveu o comediante inglês Ricky Gervais. "Acabei de saber que Whitney Houston morreu. Eu rezo por sua filha e entes queridos. Nós sempre te amaremos Whitney", postou a socialite Kim Kardashian. O astro teen Justin Bieber lamentou a morte de "uma das melhores vozes de sempre". A cantora Christina Aguilera comentou: "Nós perdemos outra lenda. Amor e reza pela família de Whitney. Ela fará falta". "Estou sem palavras. Notícia tão triste sobre Whitney Houston", compartilhou a atriz de "Glee" Lea Michele. "Jesus Cristo, Whitney não! A melhor de todos os tempos", escreveu a cantora Nicki Minaj. "Eu achei minha voz cantando a música de Whitney Houston. Hoje eu perdi meu ídolo", postou a cantora Jessica Simpson. O ex-marido de Whitney, Bobby Brown, está consternado e tendo crises de choro com a notícia, segundo seu representante. Apesar disso, Brown e sua banda New Edition fazem um show em Mississippi essa noite e a princípio o cantor não pretende cancelar a apresentação. A cantora brasileira Roberta Miranda também usou o twitter para falar sobre a importância de Houston em sua carreira. "Mais uma voz que se cala. Ela sempre fez parte dos meus melhores álbuns... Sempre admirei sua voz e talento... Sinto muito". "Que perda. Uma das melhores vozes do nosso tempo. Enviando orações para a família dela... RIP Whitney", postou Jennifer Lopez. Pelo Facebook, o cantor baiano Netinho também desabafou. "Whitney Houston acaba de falecer nos Estados Unidos. Vá em paz grande cantora!!!".

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Policiais militares decidem continuar a greve

Mais um capítulo da greve dos PMs na Bahia. Os policiais militares de três associações (APPM, Aspra e Associação de Sargentos e Sub-tenentes de Polícia Militar) decidiram continuar a paralisação no estado, mesmo após o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, anunciar que a greve da policiais e bombeiros militares terminou. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, nesta sexta-feira (10). Iniciada às 18h, a assembleia acabou pouco antes das 20h. O grande entrave das negociações está relacionado ao pagamento da Gratificação por Atividade Policial IV (GAP IV) e às prisões de 12 policiais militares decretadas pela Justiça baiana. Os PMs em greve reivindicam o pagamento imediato da GAP IV e a revogação das prisões. O governo, entretanto, já suspendeu as negociações e propõe iniciar o pagamento da GAP IV apenas em novembro e de forma escalonada. Além disso, os policiais desejam que o pagamento da GAP V seja feita no máximo até 2013, enquanto o Governo apresenta a proposta de pagar até 2015. O governo também propõe aumento de 6,5% da remuneração retroativo ao mês de janeiro deste ano. Em resposta ao anúncio do fim da greve pelo comandante geral da PM, o porta-voz dos policiais militares grevistas disse nesta sexta-feira que a greve de PMs ainda não terminou. “A polícia ainda não retornou. É simples. Quem para é a categoria, e quem decide voltar também é a categoria. Queremos agora que haja uma conversa com o comandante-geral, que a tropa possa ouvir a proposta dele, porque esta proposta de não anistiar os policiais pode ser um novo estopim”, afirmou. Punições Em uma coletiva realizada no final da manhã desta sexta, o coronel Alfredo Castro, comandante geral da Polícia Militar, afirmou que os PMs que não se apresentassem até o meio dia desta sexta-feira sofreriam descontos na folha de pagamento pelos dias não trabalhados e também poderiam sofrer processo administrativo disciplinar. O coronel informou também que até às 9h desta data, cerca de 85% do efetivo fazia o policiamento das ruas e que o retorno das atividades deverá ser normalizado gradativamente nos próximos dias. Apurações Nesta sexta-feira (10), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitou as gravações telefônicas da greve de PMs na Bahia ao governador Jaques Wagner. O objetivo é apurar se quem detém foro privilegiado teve conduta ilegal, como o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), presidente da comissão que analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 300, que diz respeito à criação de um piso nacional para PMs e bombeiros, informou a Agência Brasil. As gravações também foram requisitadas pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ao Ministério Público do Estado da Bahia. Além disso, o MPF/BA pediu nesta sexta-feira a abertura de inquérito policial, como o intuito de investigar os atentados contra à segurança nacional e a ordem política e social cometidos durante a greve parcial de policiais militares no estado.(Correio)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pagamentos de PMs serão cortados

Após a desocupação da Assembleia Legislativa e prisão de Marco Prisco, o principal impasse agora, de acordo com fontes dos grevistas, é a chamada GAP 4, a Gratificação por Atividade Policial. O governo da Bahia prometeu pagar a primeira parcela desta gratificação em novembro deste ano, mas os grevistas querem que ela seja antecipada para março. Eles querem ainda que a GAP 5 seja paga em 2013, em vez de 2014 e 2015, como quer o governo. Um dos líderes do movimento disse que uma negociação final está próxima. “Acredito que vá ser feita até amanhã porque a sociedade não suporta mais isso”, Ivan Carlos da Comissão dos Grevistas. O governo ainda não se pronunciou sobre a nova proposta, mas deve encaminhar nesta sexta-feira para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que aumenta os salários dos policiais em 6,5%, retroativos a janeiro deste ano, além do escalonamento das gratificações. O governo baiano informou que 80% das viaturas já voltaram a circular e que a partir de agora vai cortar o pagamento dos grevistas. Com informações do Jornal da Globo.

Sobre a greve na bahia

Está na Constituição Brasileira, em seu art. 5º, inciso 16: Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; Logo, não está em discussão o direito da polícia baiana – como a de qualquer Estado brasileiro – reunir-se, reivindicar, protestar. Este blog “apanhou” muito ao criticar a invasão do QG dos Bombeiros, no Rio de Janeiro. Agora, porém, as cenas de policiais em greve na Bahia, armados, erguendo pistolas, certamente devem ter feito muitas pessoas entenderem que isso traz mais perigos do que, dentro da democracia, as instituições legítimas e eleitas pela população, podem correr. Não importa se o governador é A ou B. Polícia e bombeiros, embora seja discutível se o devem ser, são instituições militares. E militar não protesta armado, como não “toma” quartel. Igualmente, não se tem notícia de que metalúrgicos, professores, trabalhadores em geral realizem atos grevistas enchendo-os com suas mulheres e crianças. Isso é irresponsável. Fazer isso e depois dizer, como fez um líder grevista que “”vai acontecer uma chacina aqui, e o responsável é Jaques Wagner” não é algo correto, independente da justiça que se possa reconhecer nas reivindicações. Não se tem notícia de que estes líderes tenham se manifestado assim diante de qualquer violência praticada pela polícia contra manifestantes civis desarmados. Não há nem deve haver limites para o direito de reivindicar. Mas há e deve haver limite nos métodos que se usa para exercê-lo. Senão, o que é direito de reivindicar, inclusive através de paralisações, vira motim.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CORNO EM ALTA

Acredite. Um radialista de Ipu, CE, chamado Demizão, pré-candidato a vereador, faz sucesso com sua plataforma eleitoral. Diz que, se for eleito, vai criar em sua terra um... “albergue com psicólogos para cuidar dos cornos da cidade”. Segundo ele, Ipu está cheio de homens que sofrem “danos psicológicos após serem traídos pelas mulheres”.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O viajante solitário

O viajante sentia-se solitário ao sair de uma missa. De repente, foi abordado por um amigo: “preciso muito falar com você”, ele disse. O viajante viu naquele encontro um sinal, e ficou tão entusiasmado que começou a conversar sobre tudo que considerava importante. Falou das bênçãos de Deus, de amor, disse que o amigo era um sinal de seu anjo, pois se sentia solitário minutos atrás, e agora tinha companhia. O outro escutou tudo em silêncio, agradeceu, e foi embora. Em vez de alegria, o viajante sentiu-se mais solitário que nunca. Mais tarde se deu conta. No seu entusiasmo, não tinha dado atenção ao pedido daquele amigo: falar. O viajante olhou o chão, e viu suas palavras jogadas na calçada – porque o universo estava querendo outra coisa naquela hora. Fonte: Paulo Coelho

Morre o cantor Wando, aos 66 anos

Morreu, por volta das 8h desta quarta-feira (8), o cantor Wando, aos 66 anos. O artista estava internado desde o último dia 27 no Hospital Biocor, de Nova Lima, Minas Gerais, quando foi submetido a uma angioplastia coronária para desobstrução de uma artéria no coração. O cantor sofreu uma parada cardiorrespiratória, que o levou ao óbito. O médico de Wando, João Carlos de Souza Dionísio, informou ao site G1 que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo nota divulgada pelo hospital, o estado de saúde de Wando se agravou por volta das 05h40 da madrugada desta quarta-feira (8), chegando a óbito às 8h na presença da mulher do artista. Ainda no comunicado, a família do cantor agradece o carinho de todos. Wando lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital. O último boletim médico divulgado pelo hospital, na tarde de terça-feira (7) havia informado que o cantor estava melhorando a cada dia, e que até se comunicando com familiares e médicos. No domingo (5), o cantor enviou um bilhete para os fãs. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. O corpo de Wando será velado às 17h no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte. O enterro está previsto para às 11h de quinta-feira (9). Biografia Mineiro de Cajuí, Wanderley Alves dos Reis ganhou o nome artístico de Wando da avó. Em Volta Redonda (RJ), antes da fama, o cantor foi feirante e caminhoneiro, além de integrar um conjunto que se apresentava em bailes da região de Congonhas e com ela tocou em bailes e festas. Mais tarde passou a compor suas próprias músicas, alcançando sucesso no Nega de Obaluaiê. Cantor romântico-brega, começou a lidar com música aos 20 anos. Em 1973, Jair Rodrigues gravou duas composições suas, Se Deus Quiser e O Importante é Ser Fevereiro. A partir daí, o lado de compositor do artista ficou sendo conhecido. Foram mais de 400 composições ao longo da carreira. Desde o início, Wando fez uma opção clara pelo repertório romântico, que se reflete principalmente nas letras de gosto duvidoso, muitas delas com forte conteúdo sensual e erótico. Um bom exemplo é o seu maior sucesso, Fogo e Paixão. Seus discos têm títulos sugestivos como Ui-Wando de Paixão, Vulgar e Comum É Não Morrer de Amor, Obsceno, Depois da Cama, Tenda dos Prazeres, Mulheres, o que lhe rendeu o título de "o cantor mais erótico do Brasil". Em seus shows, banheiras, camas, haréns e distribuição de calcinhas perfumadas eram comuns. Wando estourou nas paradas de sucesso com a música Moça, da novela Pecado Capital, exibida na Globo em 1975. O disco atingiu a impressionante marca de 1,2 milhão de cópias vendidas. Ao longo de sua trajetória, Wando ganhou 19 discos de ouro, além de sete de platina e dois de diamante e gravou 30 discos. O cantor - que não bebia e não fumava - deixa a mulher, Renata Costa, e os filhos Gabrielle Burci, Vanderley Alves dos Reis Junior e Katiuscia Czakaj, que mora na Alemanha e esteve no Brasil esta semana para ver o pai, além dos netos Max Vinícius, de 5 anos, e Ben Francisco, filhos de Katiuscia.

PMs em greve após reunião sem acordo com governo cantam Ô, o Carnaval acabou

Ainda acampados na Assembleia Legislativa, os policiais militares grevistas cantaram neste final de tarde "Ô, o Carnaval acabou, o Carnaval acabou", em uma ameaça à festa, que tem previsão de começar no dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira. Uma reunião entre manifestantes e o governo do estado terminou em impasse no final desta tarde. No início da noite desta terça-feira (7), soldados do Exército fizeram mais um cordão de isolamento em frente à assembleia. Apesar disso, o clima no local é de tranquilidade. O Exército segue sem falar de invasão. Em entrevista à Globo News, o governador Jaques Wagner voltou a garantir a realização do Carnaval com policiamento. "O planejamento está todo feito para o carnaval. O investimento de R$ 30 milhões na segurança será mantido", disse, salientando que a "Operação Carnaval"da polícia começa na terça, quando PMs do interior chegam à capital.

FRANÇA TAMBÉM DESACONSELHA VIAGEM PARA A BAHIA

Nota no site do ministério francês das Relações Exteriores desaconselha viagens de cidadãos da França para a Bahia em razão da greve de policiais militares. Na segunda-feira (6), mensagem semelhante já havia sido divulgada pelos Estados Unidos. A embaixada americana no Brasil publicou nota assinada pelo consulado no Rio de Janeiro em que se recomendava o adiamento de viagens não essenciais à Bahia. A orientação francesa leva em conta a greve parcial de policiais militares, iniciada em 31 de janeiro. A mensagem alerta que o Estado, em especial a capital Salvador, está vivendo uma onda de violência e pede cautela até que a ordem pública seja reestabelecida.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Líder grevista já fez campanha para Wagner e Geddel

Marco Prisco, o polêmico presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (ASPRA) que conseguiu parar a Polícia Militar da Bahia, já passou por quase todos os lados da política baiana. O ex-policial, que ingressou na vida de servidor público em 1999 e foi expulso da corporação por conta das ações grevistas da PM em 2001, participou da campanha eleitoral do PT em 2006 que elegeu Jaques Wagner governador da Bahia. Além de ter sido cabo eleitoral do petista entre os militares, Prisco teria sido o dono do contracheque que embalou a propaganda do então candidato e, à época, serviu para evidenciar o quadro de baixos salários da corporação. Após ganhar os holofotes, tanto pela coordenação da greve no governo César Borges, como por fazer parte da campanha do PT, o líder grevista passou por várias siglas, como indicam informações da Folha de S. Paulo e do jornal Correio*. Prisco já foi filiado ao PTC, legenda em que se lançou candidato a deputado estadual, ao PCdoB e ao PSOL. Na última campanha para o governo, em 2010, mesmo período em que postulou uma vaga na Assembleia, o ex-policial apareceu no horário eleitoral do PMDB, do então candidato Geddel Vieira Lima, atacando Wagner por, segundo ele, compromissos assumidos em 2006 e não cumpridos em seu primeiro mandato (veja o vídeo aqui). Há três meses, Prisco é filiado ao PSDB, onde acalenta o projeto de sair candidato a vereador em Salvador em outubro próximo. O próprio deputado Antônio Imbassahy, ex-presidente regional do partido, confirmou a informação da filiação do grevista. Durante a eclosão da atual greve, o ex-PM fez denúncias graves. Acusou, conforme matéria veiculada no jornal O Globo, a cúpula do PT e de outros partidos de esquerda, citando nomes como os de Nelson Pelegrino (PT), Lídice da Mata (PSB) e do governador Jaques Wagner como financiadores do movimento grevista de 2001. Lídice prometeu processá-lo por causa da acusação e Wagner o desmentiu por meio de sua assessoria. As movimentações sindicais de Prisco não estão restritas apenas à Bahia: ele coordenou ações no Maranhão e em Roraima, onde, neste último Estado, teria, segundo denúncias, chegado a se apresentar como deputado estadual baiano. Hoje, ele e mais onze integrantes da diretoria da ASPRA são tidos como foragidos da polícia, pois um mandado de prisão já foi expedido pela justiça mas apenas um dos acionados foi notificado. Policiais Federais foram à Assembleia Legislativa., onde eles estavam aquartelados, cumprir o mandado, mas não conseguiram notificá-los.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Greve da PM continua

O movimento grevista realizado por policiais militares completa, nesta terça-feira (6), sete dias. Por enquanto, perde para a greve que marcou o Estado, em 2001, quando por 13 dias a população viveu momentos de pânico e terror na capital baiano e cidades do interior. Em contato com a equipe do Bocão News, César Borges, ex-senador, presidente do PR e governador da Bahia em 2001, relatou um pouco do que enfrentou na guerra da polícia quando à frente do Estado. "Sofri na pele. A diferença da greve de 2001 para a de hoje é que nesta não há deputados fazendo exploração política", disse Borges. Para o presidente do PR, usar o exército para debelar sem haver negociação pode gerar uma ação momentânea e agravar a situação. "Para que tudo se resolva deve haaver negociação. Pelo que venho acompanhando nos veículos de comunicação, os 'amotinados' como os chama o governo apresentaram uma pauta muito reduzida. Constam apenas a questão da anistia para os líderes do movimento e a gratificação. Deve haver uma negociação urgente. Só o exército nõ basta", ressaltou. César Borges relembrou que na última greve ele foi pedir ajuda à Brasília e conseguiu, "com muita dificuldade, que o exército viesse para cá. Foi a partir de dá que se alterou a constituição, permitindo que a Força Militar - além de defender a soberania possa atuar junto à sociedade". Sobre o posicioanmento do governador Jaques Wagner, César Borges disse não querar criticá-lo, mas afirmou que "compete ao governo constituir uma comissão de negociação. Fiz isso em 2001 e consegui contornar a situação. Jaques Wagner precisa descer do pedestal. Ele pode fazer isso. Já foi sindicalista e sabe como negociar estas questões", criticou. Avaliando uma semanaa de greve, César Borges resume o momento como preocupante e temeroso. "A Bahia precisa urgente voltar ao estado de normalidade na saúde, educaçãoo, política e segurança. Isso tem que ser logo. Basta haver negociação", concluiu.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Prefeito sabido demais

O vereador de Itaberaba Frei Dito (PT) é um dos membros do Legislativo que acusam o prefeito da cidade, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), de legalizar o nepotismo por meio de um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal na última sexta-feira (3). Em seu primeiro artigo, o projeto estabelece “que fica vedada a investidura em cargo em comissão ou função de confiança de cônjuge, companheiro (a) ou parente por linha reta e colateral, até o terceiro grau de parentesco (pais, avós, filhos, netos, irmãos)”. O edil petista defende, entretanto, que a presença da palavra “exceto” em três parágrafos beneficiaria os poderes Legislativo e Executivo. Segundo ele, com tal formatação, a lei que proíbe o nepotismo não se aplicaria nos casos do contratado ser parente de vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretários, presidentes de fundações e empresas públicas no âmbito da administração municipal. “Em nossa explanação tentamos o tempo todo mostrar aos vereadores que aquele ‘exceto’, que chamei na sessão de palavra maldita, contida no texto do projeto, permitia todo tipo de contratação e, portanto, legalizava o nepotismo”, afirma Frei Dito. O vereador disse que procurará ajuda na Justiça para resolver o que considera uma manobra do alcaide. Informações do Jornal da Chapada.

Fina Estampa:Tereza Cristina enfrenta Griselda e acaba amarrada no jardim

Griselda (Lilia Cabral) está molhando as plantas quando percebe que alguém fechou a água. Ela se vira e dá de cara com Tereza Cristina (Christiane Torloni). A perua avisa que, desta vez, vai falar o que quiser e a rival não terá a oportunidade de lhe dar um banho. “Você deve estar achando que finalmente se tornou igual a mim. Mas a diferença entre nós duas é que fui educada para ser quem sou, uma mulher fina, uma grande dama da sociedade carioca...”, diz a socialite, que logo é interrompida pela portuguesa.
Griselda perde a paciência e resolve castigar a rival “Você não vê o óbvio, que a diferença entre nós duas não está na riqueza, nem na educação, está no caráter! Você é baixa, vil, ordinária e, principalmente, uma criminosa”, dispara Griselda, que emenda: “Claro que eu gostaria de lhe dar outro banho, mas já que você foi lá e desligou a torneira... Eu lhe castigo de outro jeito!”. Rapidamente a matriarca dos Pereira pega a mangueira e enrola a perua, finalizando com um nó reforçado.
Socialite não consegue escapar e fica no jardim da mansão “Agora trata de gritar por socorro... Ou vai ficar a noite inteira aí na minha porta!”, debocha Griselda, que deixa Tereza Cristina amarrada e caída no jardim. Assim que entra em casa, a portuguesa tem um ataque de risos na frente de Quinzé, Rafael e Amália, que ficam sem entender nada.

Policial é executado com mais de 10 tiros em assalto

O policial civil João Carvalho Filho, 48 anos, coordenador de Plantão da Delegacia para o Adolescente Infrator (Dai), em Salvador, foi assassinado por volta das 10h30 deste sábado (3) na avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), região do Iguatemi. Segundo a polícia, ele levou a esposa a um consultório médico e a aguardava dentro de um veículo Voyage, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta. Eles anunciaram o assalto, mas quando descobriram que a vítima era um policial dispararam cerca de 15 tiros no tórax. João Carvalho ainda foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Os assaltantes fugiram e levaram a pistola dele. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais realizaram diligências em busca dos acusados, que já foram identificados. João morava na Avenida Armando Tavares, bairro Vila Laura, em Salvador. Ele era natural de São Gonçalo dos Campos. Informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que já fez o pedido de reserva de vagas em presídios de segurança máxima para encaminhar, caso seja necessário, os policiais militares que tenham cometido algum tipo de crime durante a mobilização grevista que já dura cinco dias na Bahia. Durante coletiva à imprensa, realizada na manhã deste sábado (4) ainda na Base Aérea, onde desembarcou, o ministro frisou a relação que o governo federal mantém com as políticas de segurança estadual. "A nossa compreensão é que o nome dessa polícia e das ações de segurança, o nome desse estado não pode atingido por um grupo de pessoas que imagina que as suas reinvindicações corporativas possam fazer valer qualquer tipo de ação, possam fazer valer a prática de crimes, abusos de todas as naturezas. Isso é inaceitável em um estado de direito", disse. Cardozo cita ainda que o governo federal oferece um "incondicional apoio na defesa da ordem e do estado de direito da Bahia". Ele chegou em Salvador por volta das 10h, acompanhado do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki. O ministro da Justiça comenta que a presidente Dilma autorizou a 'operação de lei e de ordem', prevista na legislação em vigor. "Isso significa a possibilidade de além de mobilizarmos a Força Nacional, a Polícia Federal e as Forças Armadas, sob comando do Ministério da Defesa, trazer para o estado da Bahia talvez o maior contingente operacional que se fez em operações dessa natureza. São mais de três mil homens", relata. O ministro diz, também, que a Polícia Federal já foi autorizada para investigar os crimes de modo complementar ao trabalho desenvolvido pela polícia civil de âmbito estadual. "A Polícia Federal já está orientada para que transgressões serem apuradas e punidas com o máximo de vigor. Eventuais depredações a equipamentos, que estão nesse momento submetidos à operação de lei e ordem, qualifica-se como crime federal", acrescenta. Até o momento, 12 mandados de prisão foram expedidos para pessoas distintas do movimento. Há previsão oficial de que soldados federais sejam deslocados para Assembleia Legislativa, onde acampam os grevistas, para cumprir mandados de reintegração de posse de viaturas da PM, expedidos pela Justiça na manhã deste sábado. Até as 13h, uma viatura havia sido recolhida.
Foto: Egi Santana/G1 O governador Jaques Wagner, que também participou da coletiva, junto ao general do Exército Gonçalves Dias e o secretário de Segurança Pública, acrescentou que não irá conceder anistia aos policiais que praticaram atos de vandalismo contra a sociedade ou depredação do patrimônio público. Ele ressalvou que irá enquadrar crime como crime, independente de serem policiais militares. Questionado sobre o alto número de homicídios, que já somam 30 casos de sexta (3) para sábado (4), o governador diz que está sendo criada uma "guerra psicológica". De 0h de sexta até 6h de sábado, foram 29 homicídios, porém um policial civil à paisana foi assassinado por volta das 10h durante tentativa de assalto. O general Dias reafirma que a população deve ficar tranquila por conta do reforço militar. Segundo ele, três mil homens deve desembarcar em helicópteros das Forças Armadas, Aeronáutica, Marinha e Força Nacional ao longo do dia. O ministro reiteirou que é o maior contigente deslocado para controlar situação de greve policial dos últimos anos. A greve de parte dos PMs foi decretada na noite de terça-feira (31) e, desde então, uma série de violência e furtos foram registrados na capital baiana. De acordo com o balanço registrado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), só na sexta-feira (6) foram registrados 28 homicídios, além de dez tentativas de homicídios. A Secretaria de Segurança Pública estima que 1/3 do efetivo total, de 31 mil, esteja parado. Os policiais grevistas são vinculados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que organiza a mobilização, e desobedecem ordem judicial que determina retomada às atividades. As informações são do G1

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Exército já está nas ruas para garantir a segurança dos feirenses

Cerca de 200 homens, com armamentos de diversos calibres e equipados com capacetes, coletes e viaturas, estão revezando a segurança em Feira de Santana durante a greve dos policiais militares. O Tenente Coronel Rogério Matos dos Santos, comandante do 35º Batalhão de Infantaria, disse ao Acorda Cidade que as equipes estão realizando um trabalho conjunto para devolver aos feires a segurança. Ele justificou a participação do Exército na operação por causa da onda de violência que ocorreu na cidade desde a tarde de ontem (2) e acrescentou que a ação militar não tem prazo determinado para acabar e contará com a participação das demais instituições de segurança pública como: Polícias Militar, Rodoviária Federal, Civil e Guarda Municipal. “Essas operações serão realizadas de forma continuadas e ininterruptamente no centro da cidade, incluindo todos os bairros ou em locais onde a sensação de segurança tenho sido perdida”, afirmou Santos. O comando dessas operações, envolvendo o exército e as demais instituições de segurança pública, está tendo como sede o quartel do 35ª Batalhão de Infantaria, mas de acordo com informações do Tenente Coronel Santos, qualquer pessoa detida deve ser levada as delegacias da Polícia Civil.

Ex- namorado de Jakeline Leal é enterrado em Feira de Santana

Foi enterrado na tarde desta quinta-feira (2), o corpo de Otto Elisio Louzado Flick, 34 anos, que morreu em um acidente na BR 324, quando retornava do município de São Sebastião do Passé. Ele estava treinando cavalos para uma Vaquejada que iria disputar no próximo final de semana, em Simões Filho. Otto ficou conhecido por namorar a ex-BBB feirense Jakeline Leal. Eles se separaram logo após a saída dela do reality show. Bastante abalada, Jakeline não concedeu entrevistas à imprensa e passou a maior parte do tempo chorando, sendo amparada por parentes e amigos.
Tragédia em Família – No dia 12 de maio de 2011, a mulher e a filha de Otto, Rosely Ferreira da Silva Flick, 31 anos, e Larissa Flick, 9 anos, morreram em um acidente na BR 116, próximo ao bairro Parque Ipê, em Feira de Santana. “Há 9 meses eu estava enterrando minha neta e minha nora neste mesmo lugar. Hoje estou aqui para enterrar o meu filho”, disse Otto Alves Flick, 65 anos, pai de Otto Louzado. As filhas de Otto, Carol Flick, 13 anos, e Natalia Flick, 11 anos, que, segundo parentes, ainda não se recuperaram da dor de perder a mãe e a irmã, agora ficaram órfãs de pai. Elas passaram a maior parte do tempo abraçadas com Jakeline e com os avós. O enterro aconteceu no Cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana. Fonte : Acorda Cidade Foto: Paulo José | Jakeline Leal assiste a missa com as filhas de Otto

Arrombadores de caixa eletrônico presos em São Felix

No momento em que abriam um caixa eletrônico, na madrugada desta sexta-feira (3), por volta das 2h, em São Félix, quatro homens foram detidos por policiais militares em São Felix. De acordo com a polícia, Deived Quinto de Jesus (27), Rildo Pereira de Andrade (45), Fagner Seixas Pereira (26) e Audiclei Noia Da Silva (27), utilizavam um maçarico para arrombar um terminal de atendimento eletrônico de uma agência bancária do município que fica a 110 km de Salvador. Com os bandidos foram apreendidas duas armas, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, dois automóveis, além de diversos materiais utilizados na ação. O grupo foi encaminhado à delegacia local para lavratura do flagrante, onde permanece à disposição da Justiça.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PMDB baiano denuncia propaganda de promoção pessoal

Foi encaminhado à Procuradoria Geral de Justiça da Bahia, nesta quinta-feira (2), pelo PMDB baiano, uma denúncia baseada na recente divulgação, via outdoor, de obras públicas com fins de promoção pessoal no município de Iaçu, no centro norte baiano. A construção da Ponte Vice Presidente José Alencar Gomes da Silva e a reconstrução das Rodovias BA 046 e BR 116 apresenta o governador Jaques Wagner ao lado do vice-governador Otto Alencar, e o deputado federal Luiz Argolo, com uma mensagem de congratulações pela realização das obras. A propaganda, de acordo com o texto enviado ao procurador Wellington César Lima e Silva, “caracteriza-se como nítido ato de irregular a divulgação do outdoor, na medida em que viola a necessária impessoalidade que deve permear a atividade pública e a atuação de seus administradores”, e assim, promove a publicidade para fins de promoção pessoal dos denunciados. O documento afirma ainda que são evidentes as irregularidades cometidas quando a mensagem do outdoor - “Parabéns Wagner e Otto por mais uma grande obra”-, já que atribui aos envolvidos os méritos pela realização de obras de natureza pública.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EUA: professor é acusado de obrigar alunos a engolirem seu sêmen

Um professor de Los Angeles (EUA) foi detido e acusado de abusar de 23 de seus alunos, que tinham seus olhos vendados e, entre outras coisas, eram obrigados a engolir seu sêmen. Mark Berndt, 61 anos, tinha mais de 30 anos de experiência dando aulas no colégio primário Miramonte Elementary School, no sul de Los Angeles, de onde foi demitido em março de 2011. As autoridades iniciaram há mais de um ano uma investigação sobre supostos delitos de conotação sexual cometidos por Berndt depois que uma empresa de revelação de fotografias descobriu mais de 40 imagens nas quais crianças eram vistas com os olhos vendados e a boca coberta com fita adesiva.

Liga maragogipana tem novo presidente

Por aclamação, o jovem José Almeida Sobrinho venceu as eleições e agora é o mais novo presidente da Liga Maragogipana de Futebol. Depois de receber o apoio da maioria dos clubes integrados ao "Clube dos Doze", de buscar apoios dos presidentes dos clubes, de receber a notícia que somente sete clubes poderiam votar, e de passar o dia todo ansioso devido aos diversos comentários. Paulo da Liga desistiu da candidatura e o José Almeida Sobrinho terá quatro anos pela frente como representante maior da liga maragogipana. Veja novamente o vídeo em que ele afirma seus compromissos com o esporte de Maragogipe. Fonte: blog do zevaldo

Governo divulga lista de montadoras livres do aumento do IPI

O governo divulgou nesta terça-feira (31) a lista das 18 montadoras instaladas no Brasil que estão livres do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) mais alto na produção de veículos no país até dezembro deste ano. Conforme estudo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), elas cumprem as regras de produção nacional e de investimento em inovação, o que inclui ter 65% de peças nacionais na montagem do veículo. A lista é a definitiva e foi publicada no “Diário Oficial da União” — a lista anterior que vigora desde dezembro era provisória e só garantia o benefício fiscal até esta quarta-feira (1º). As montadoras são as seguintes: Agrale, Caoa (Hyundai), Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, MAN, Mercedes-Benz do Brasil (caminhões), MMC Automotores (Mitsubishi), Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo (caminhões) e International Indústria Automotiva da América do Sul.

Policiais militares de Feira de Santana adere greve

Policiais militares de Feira de Santana paralisaram as atividades desde as 19h de ontem (31), aderindo ao movimento de greve deflagrada em todo o estado durante uma assembleia em Salvador. A categoria reivindica, entre outros itens, a incorporação de gratificações e pagamento de adicional de periculosidade. A reportagem percorreu alguns locais de atuação da Polícia Militar na manhã de hoje (1) e constatou que as quatro viaturas de 64 ª Companhia Independentes da Polícia Militar (CIPM), responsável pela segurança no centro da cidade, estão paradas e que os policiais que atuam no Hospital Geral Clériston Andrade não compareceram para fazer os registros no boletim de ocorrências da unidade.